Como organizar um casamento: checklist com os passos imprescindíveis
Após marcar a data oficialmente, a ficha cai: a lista de tarefas da organização de casamento é enorme. Mas não há motivo para pânico: é possível organizar o enlace como sempre sonharam. Vejam as indicações para que tudo seja perfeito.
Casar está entre os sonhos dos corações apaixonados, mas a organização do casamento pode assustar. São muitas as decisões a serem tomadas, detalhes a serem considerados e imprevistos a serem vencidos. É inegável: todos esses itens dão um friozinho extra na barriga ao pensar na caminhada até o altar, e fazem o casal questionar: como começar a organizar um casamento? Mas não há motivo para pânico, e esse artigo chegou para provar isso. Aqui a gente irá lhe mostrar como organizar um casamento e a ordem do que deve ser decidido antes de se passar ao próximo passo. Então, sem mais delongas, vamos à aula.
Passo a passo para organizar um casamento
- 1. Como escolher a data do casamento?
- 2. Como fazer a lista de convidados ideal?
- 3. Como escolher o local da cerimônia e da celebração?
- 4. Como escolher o estilo da festa de casamento?
A agenda do casamento: passo a passo desde um ano antes
- De 12 a 10 meses
- De 9 a 7 meses
- De 6 a 4 meses
- A 3 meses do casamento
- A 2 meses do casamento
- A um mês do casamento
- 2 semanas antes do casamento
- 1 semana antes do casamento
- Na véspera do casamento
1. Como escolher a data do casamento?
O passo a passo para organizar o casamento começa com uma data: aquela que escolhem para dizer "sim". Um número da sorte, uma data significativa para o casal ou uma conveniente véspera de feriadão? A decisão do dia para celebrar a sua união vai muito além do horóscopo. A primeira escolha no caminho para o casamento deve ser cuidadosa. Ela deve possibilitar uma comemoração perfeita, tanto para os noivos quanto para familiares e convidados indispensáveis. A primeira medida é avaliar o calendário anual do casal, desviando de grandes eventos e se valendo de férias para prolongar as celebrações.
Da mesma forma, leve em conta a temporada e os custos no destino escolhido para a lua-de-mel. Procure pensar também na estação do ano e no clima da região onde vai se casar e a sua influência nos locais disponíveis. Por fim, tenha em mente os meses mais procurados e, portanto, mais custosos junto aos fornecedores. Equilibre todos esses fatores e terá a data mais propícia para dizer o “sim”.
2. Como fazer a lista de convidados ideal?
Não é preciso começar uma crise na família para montar a sua festa. A escolha de quem estará presente no dia tão esperado pode ser objetiva e tranquila. Para isso, comece estabelecendo a lista de quem é indispensável para o casal. Se quiser que os pais escolham parte dos nomes, combine de antemão uma cota limitada para eles. Distribua os convites remanescentes com parcimônia e conte com nossa ferramenta para acompanhar a confirmação de todos.
A lista enxuta é mais do que uma questão de economia: no novo contexto os ajustes são essenciais e um número modesto de convidados possibilita o distanciamento social e um maior zelo pela saúde de quem amamos. Avalie com cuidado a viabilidade de receber pessoas de grupos de risco, da mesma forma considere o risco de incluir crianças pequenas, mais difíceis de conter.
3. Como escolher o local da cerimônia e da celebração?
A escolha do local (ou locais) do seu casamento vai além da tradição e da estética. Está intimamente ligada às decisões sobre a data e os convidados. Também depende de diversas questões: a recepção pode ser realizada no mesmo local da cerimônia? Os convidados terão que viajar ou se hospedar? As vantagens de realizar tudo no mesmo local são tentadoras. Mas para saber se isso é possível, é importante ter em vista que os lugares admissíveis variam entre uma cerimônia civil, religiosa ou simbólica.
Além disso, tão relevante quanto é a localidade é ver se o casamento será realizado perto de casa ou numa viagem para a terra natal da família. Isto porque a ambientação desejada, o horário e a quantidade de convidados irá dizer se é melhor pleitear uma catedral iluminada ou uma praia deserta. Tudo isso irá impactar diretamente nos custos.
4. Como escolher o estilo da festa de casamento?
Fechado o local, que estilo de decoração de casamento é perfeito para você? O ambiente da festa é o primeiro fator a considerar, com diferentes estéticas sendo as mais adequadas para um casório no campo ou num luxuoso hotel. Outra escolha para guiar a decisão é o vestido de noiva: um modelo romântico, cheio de rendas e babados, inspira ambientação e decoração distintas de um corte minimalista e contemporâneo.
As linguagens devem conversar entre si. Em todo caso, lembre-se de que expressar a identidade do casal no seu grande dia é mais importante do que se encaixar em uma trend. Os sonhos, valores, personalidades e estilos das duas pessoas que dizem "sim" devem ser celebrados.
Fonte: https://www.casamentos.com.br/artigos/organizar-um-casamento-passo-a-passo--c2466